sábado, 18 de setembro de 2010

Mude !





Mude.
Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas,
calmamente, observando com atenção os lugares por onde você
passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. 



Dê os teus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira pra passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma do outro lado da cama... depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de TV, compre outros jornais... leia outros livros. Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo
jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.
Tente. 
Busque novos amigos. 
Tente novos amores.
 Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental...  tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. 

Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas,
troque de carro, compre novos óculos, escrevas outras poesias. Jogue fora os velhos relógios,
quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros
teatros, visite novos museus. Mude. Lembre-se que a vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar um novo emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais
prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. 
Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas.
Mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Não tenha medo de mudar... 

Só o que está morto não muda!

(Edson Marques)

Mudar é preciso .


Mudar o mundo... é como seria? 
Sou daquelas pessoas que quer carregar o mundo nas costas e muitas vezes até consegue carregar boa parte do SEU mundo naquela pesada mochila que não largo nunca. 
Sou daquelas pessoas que sonha com um mundo melhor, menos maldade, menos violência, menos do que não presta e mais do que é bom. Mas por outro lado, sou daquelas pessoas que fica parada, reclamando das coisas ruins que acontecem no mundo, mas sem mover uma palha para mudar, pesando em quantas coisas ela tem pra resolver e mudar na sua própria vida pra ter que ficar "perdendo tempo" com problemas mundiais que está na cara de todo mundo, todo mundo vê - não adianta dizer que não querem enxergar, pq eu tenho certeza que enxergam- e que quase ninguém faz nada pra melhorar. Sou daquele tipo de pessoa que não tem paciência pra tentar convencer os outros de que mudar é preciso.
Mas vamos pensar juntos... para que o mundo mude, é preciso que as pessoas mudem e quem faz com que cada um mude não são os outros é o próprio cada um. Ou seja, eu mudo, você muda, ele muda e cada um se muda e quando todos mudarem a postura diante do mundo, boa parte dos problemas estará resolvido, visto que ele é consequência de pessoas mal educadas, sem cultura, ignorantes e de um governo ridículo que não muda nunca. Agora é a pergunta que não quer calar: "de que adianta todos mudarem se o governo, o sistema, os políticos, A politica, não mudam ? "
Você pode pensar que de nada adiantaria pq é como diz o ditado: uma andorinha só não faz verão. Mas uma vez li uma história num livrinho de lições de vida que, resumindo... estava ocorrendo um incêndio na floresta e todos os animais estavam correndo, fugindo, tentando escapar da morte, até que o cachorro viu um passarinho pegando água do rio no seu biquinho e jogando no fogo e ia e voltava, ia e voltava. Então o cachorro perguntou: "Você acha mesmo que sozinho vai apagar esse fogo todo?" e ele então responde: "não, mas pelomenos... se nada der certo e a floresta inteira pegar fogo, vou ter plena consciência de que fiz a minha parte. E vc? porque não faz a sua?"
Essa  história mexeu muito comigo e é o que eu penso em relação às mudanças mundiais que almejo. Se na história, por exemplo, tivessem vindo 1000 passarinhos e 1000 cachorros pra ajudarem a apagar o fogo, muito provávelmente teriam conseguido.
Toda essa idéia de escrever esse texto surgiu quando eu li no blog de uma menina um texto em que ela falava sobre mudanças do mundo, mas não entrou em detalhes e acabou mudando completamente de assunto, no meio do texto e fugiu ao tema totalmente.. então resolvi aproveitar a deixa, que muito me inspirou para escrever esse texto. 
Por mais que eu saiba que quase ninguém mais lê meu blog, visto que parei de seguir/admirar/ter nos favoritos - ou seja lá a palavra que usam pra dizer que tinha outros blogs no meu blog - todos os blogs ( ok, ficou confuso ), eu quis escrever pra desabafar. E também me exclui de todos os que me tinham como favorito. Foi uma decisão minha, já que escrevo aqui coisas muito pessoais. Não esse texto, mas outros. 
Mas quero deixar claro, para os poucos que sei que ainda leem, que a mudança do mundo começa POR VOCÊ ! 
O mundo está nas nossas mãos - geração atual - e precisamos, juntos, fazer algo para mudar os paradigmas atuais ou vamos morrer soterrados numa pilha de lixo, sujos, feito porcos, burros, ignorantes, desonestos e pobres.
Faça a sua parte que vou deixar de ser preguiçosa e vou fazer a minha também. 
E depois...

 me conta como foi mudar ! ;D